8ª geração · Crash Bandicoot N. Sane Trilogy · New 2DS XL · Nintendo · Nintendo 3DS · nintendo Switch · NPD · NPD Group · NSW · Oitava geração · PlayStation 4 · PS4 · Splatoon 2 · Vendas nos Estados Unidos · Vendas nos EUA · XBO · Xbox One

Nintendo Switch derruba PS4 e retoma liderança (nos EUA, em julho)

Laguna_Nintendo_Switch_Splatoon_2

Queria prometer um review, mas ando sem tempo. Aliás, o Nintendo Switch é o melhor console para quem tem pouco tempo.

Enquanto as empresas japonesas que monitoram as vendas do mercado nipônico de games divulgam os números exatos sem nenhum pudor, no ocidente o NPD Group trabalha sob um forte NDA nos Estados Unidos. Desde 2014, quando o tio Laguna começou a acompanhar as vendas do varejo norte-americano relacionadas a jogos eletrônicos, dependo de vazamentos para calcular os números aproximados e opinar sobre tais dados.

Pois bem, ontem (14/08) ocorreu um vazamento no NPD Group onde os três consoles mais vendidos tiveram os números exatos de vendas revelados. Destaco-os em azul claro na tabela abaixo.

VENDAS DE HARDWARE NOS ESTADOS UNIDOS
Plataforma julho (2016) julho (2017) variação anual
Nintendo Switch 222.000 unid
PlayStation 4 161.200 unid 217.000 unid + 34,7%
(New) Nintendo 3DS 185.000 unid 105.000 unid – 44,3%

·
Qual foi o principal lançamento de julho? Splatoon 2 (lançado dia 21), cujas vendas de cópias físicas nos EUA também tiveram o número exato do NPD vazado: foram 322 mil cópias físicas vendidas nos 9 dias de julho em que o game estava disponível naquele mercado. Cada uma a US$ 60, temos portanto uma arrecadação de mais de 19 milhões de dólares.

Aparentemente a Nintendo enviou às lojas norte-americanas mais unidades do Switch para acompanhar o lançamento e assim o console híbrido derrotou o PS4. Por pouco. Se bem que em 2017 o PS4 já vendeu 2 milhões de unidades nos EUA, enquanto o Nintendo Switch já chegou ao 1,8 milhão de consoles nos Estados Unidos. Dados até julho. Lembrando que o console da Nintendo teve dois meses a menos de vendas.

Em junho, jogos como o (temporariamente exclusivo) Crash Bandicoot N. Sane Trilogy fizeram o console da Sony ter vendas recordes naquele mercado. Sem lançamentos relevantes em julho, o sucesso não se manteve na arrecadação (a coletânea custa US$ 40) embora em outros mercados a remasterização dos Crash Bandicoot ainda esteja vendendo muito bem.

Em grande queda mesmo está a família Nintendo 3DS: julho foi o mês de lançamento do New 2DS XL nos EUA mas este modelo só teve contabilizados dois dias de vendas, portanto só podemos avaliar o real impacto do New 2DS XL pelo mês de agosto. Ou seja: lá em setembro.

Xbox One? Bom, o vazamento só nos fez saber o resultado dos três consoles mais vendidos. Então infelizmente podemos concluir que, em julho, o console da Microsoft vendeu menos que as 105 mil unidades da família 3DS nos Estados Unidos. O principal motivo seria a falta de jogos exclusivos lançados no período, além da expectativa pelo Xbox One X, cujo lançamento na civilização será dia 07 de novembro. Se serve de consolo, Metal Gear Rising: Revengeance é um dos mais novos jogos de Xbox 360 retrocompatíveis com o XBO.

Metal Gear Rising: Revengeance and ScreamRide are coming to Xbox One Backward Compatibility today https://t.co/qPMRNrLoTQ pic.twitter.com/rpYl6Im90r

💬 Larry Hryb (@majornelson) 15 de agosto de 2017

O tio Laguna torce para ver mais jogos da Konami (e da Square Enix please!) na lista de retrocompatibilidade, em especial o Metal Gear Solid HD Collection. Por mim, pessoalmente, tais jogos justificariam a compra de um XBX ou mesmo do Xbox One S. Fora o Blu-ray 4K, claro.

Leia também:

The post Nintendo Switch derruba PS4 e retoma liderança (nos EUA, em julho) appeared first on Meio Bit.

Powered by WPeMatico